A distância não é problema

Fernando Ramos na Revista Rádio MancheteRevista Rádio Manchete – 14/10/2007

por CLÁUDIA MARAPODI

foto: Reinaldo Smoleanschi

Como diria o escritor americano, Richard Bach, autor de Fernão Capelo Gaivota: “Longe é um lugar que não existe”. E foi acreditando nisso que o designer gráfico Fernando Ramos percebeu que a internet iria cada vez mais minimizar as distâncias e pôs-se a aceitar propostas de trabalhos fora do Rio e do país e investir nesse mercado.

Fernando Ramos atua no mercado de Comunicação desde 1994 e começou a criar e desenvolver soluções para a web a partir de 1998. Entre os clientes que já realizaram trabalhos impressos e sites criados por ele estão a Rede Labs D’Or, a Triumph International, o projeto Criança Esperança da Rede Globo, a banda Uns e Outros e a atriz do Zorra Total, Suzana Pires (quadro “Passando o Batom”).

Seu primeiro trabalho literalmente virtual foi feito no ano de 2002, quando desenhou o site  da artista plástica, Mônica Vidal-Quadras, que à época morava na França. Mas a distância em nada interferiu na plena realização da página web da artista plástica. A comunicação se faz basicamente através da troca de e-mails e, em alguns casos, em conferências (com áudio) via Skype ou MSN.

Outros trabalhos vindos do exterior começaram a surgir como o da designer de jóias Lia Terni que nunca conheceu Ramos pessoalmente e que depois de pesquisar vários profissionais da área acabou contratando-o como ela mesma conta: “Conheci o trabalho do Fernando através de um amigo numa de minhas viagens ao Brasil. Passei um tempo pesquisando outros designers aqui na Espanha e cheguei a conclusão de que nada melhor que alguém da nossa cultura e língua materna para captar as idéias e conceitos do meu trabalho. Funcionou! Nunca conheci o Fernando pessoalmente, mas o nosso trabalho fluiu super bem e o site é super elogia-do. A confiança é a essência. Saber que as informações são preparadas e que são processadas a tempo e conforme combinado é extremamente importante para seguir a parceria de trabalho. Vejo somente vantagens em trabalhar desta forma.”, afirma Terni.

Para Fernando Ramos, que também assina o projeto gráfico da Revista Rádio Manchete, “o atendimento é o mais importante, independente de o cliente estar na mesma cidade ou mesmo do outro lado do mundo. E é nesse momento que a empresa percebe que mais importante do que estar diante do profissional é saber que pode contar com ele sempre que precisar: isso é confiança, meu produto principal”, explica o designer.

Em se tratando de páginas na internet, o desenrolar do trabalho parece ser simples, já que se pode publicar na web o visual do site e ser aprovado pelo mesmo canal, mas, e se for um trabalho que precisa ser impresso como um cartaz ou folheto, será que é possível? Parafraseando o escritor Richard Bach, “as muralhas não te protegem, te isolam”. E isso realmente tem sido a tônica no trabalho de Fernando Ramos. Ultimamente o designer tem aprovado quase todos os trabalhos de forma remota. Até reuniões com membros da sua equipe e clientes são feitas através da internet.

Recentemente todo o material de mídia impressa do escritor Roger Paranhos para um evento foi realizado de maneira remota, pois o cliente estava no Rio Grande do Sul e o designer no Rio de Janeiro e segundo o próprio escritor, a distância em nada atrapalhou. “O Fernando Ramos é um grande profissional e que trabalha com inteligência utilizando-se dos amplos recursos de comunicação da Internet, que hoje permitem realizar atividades sem a presença física dos clientes interessados. De uma forma ágil e dinâmica, ele percebe rapidamente os desejos dos clientes e oferece a idéia que procuramos no momento certo. Realizamos bons trabalhos juntos, sem nem ao menos eu ter tido a oportunidade de lhe apertar a mão”, afirma Paranhos.

Além disso, as relações de trabalho também são possíveis como conta o executivo Marcos Villela, que é presidente do Fucap (Fundo de Pensão da Capemi), cliente do designer desde 2004. Para Villela, que é formado em Informática e hoje vê a área como uma ferramenta, “por mais que se tenha pessoas dentro da empresa que desenvolvam sistemas, reconhecemos que precisaríamos buscar um profissional no mercado para fazer nosso site e confesso que fiquei meio temeroso porque eu não teria um contato direto com ele, mas depois de duas ou três reuniões em que acertamos o que eu queria com relação ao site do Fucap, comecei a me sentir mais seguro porque percebi que o Fernando Ramos era um profissional sério, competente e sabia o que estava falando. E quando chegou o dia em que ele apresentou o trabalho – que é o cartão de visitas da Fundação – dentro do prazo estabelecido, fiquei extremamente satisfeito. E nesses anos de relacionamento, nunca tivemos problema algum. Toda vez que precisamos de alguma alteração ou atualização sempre somos atendidos com a maior proficiência, nunca tivemos atrasos. Hoje vejo que essa solução é extremante confortável e confiável, desde que você escolha o profissional certo, e acho que eu escolhi bem”, conclui Villela.

E se você ficou curioso e quer saber mais sobre esse designer multimídia, entre no site www.fernandoramos.com.br e mande uma mensagem para ele. Fernando Ramos é bastante acessível e costuma responder a todos os e-mails que recebe.

Salvar