Fernando Ramos e Cláudia Marapodi: exemplos práticos sobre como fazer Assessoria em Comunicação

Fernando Ramos e Cláudia Marapodi- exemplos práticos sobre como fazer Assessoria em Comunicação - Friweb Estácio Notícias - Jornal Nova Friburgo_1288976265963Portal Friweb – Notícias – 28/10/2010
por: Priscilla Franco

Para ministrar uma palestra nesta quarta, durante a Semana de Comunicação, a jornalista Cláudia Marapodi e o designer gráfico Fernando Ramos vieram à Nova Friburgo trazendo exemplos práticos de sua experiência na área. Eles formam uma sociedade que dura sete anos, em que cada um doa sua experiência para gerenciar as marcas de seus clientes, colecionando cases de sucesso.

Cláudia Marapodi tem especialização em Jornalismo Cultural, Assessoria de Imprensa e Mídias Eletrônicas. Fernando Ramos tem mais de 15 anos de experiência em mídia impressa, além de desenvolver desenho de interface para web.

Oferecendo consultoria e assessoria, além de desenvolvimento de websites, criação de logos, entre outros serviços, a dupla aponta como principal objetivo trazer soluções em comunicação para seus contratantes, a partir uma análise de suas necessidades. Durante a apresentação, os palestrantes mostraram seus principais trabalhos e explicaram como desenvolveram cada projeto, enquanto davam dicas importantes para os futuros profissionais que os assistiam.

 

Além de mostrar o passo a passo de um projeto, que envolve desde uma entrevista inicial, passando pela elaboração de um esquema até chegar à interface final, outros assuntos abordados foram o relacionamento com o cliente, as dificuldades do mercado de trabalho e a necessidade de manter constante especialização. Fernando destacou a importância de haver um bom diálogo e uma relação de confiança com o contratante.

– Tem que estar bom para os dois lados, não adianta executar o projeto se o cliente não concorda com o que está sendo sugerido. Da mesma forma, precisamos confiar em nosso trabalho e não ceder a toda solicitação mesmo se não estamos de acordo, ponderou.

Para quem está estagiando na área, Cláudia destacou a importância de manter uma postura profissional mesmo antes de conseguir um diploma.

– Quando eu estagiava, já agia como se estivesse formada. É preciso passar por isso, para adquirir experiência e valorizar seu trabalho. O fundamental é ser pró-ativo, aconselhou.

Os alunos demonstraram grande satisfação pela participação de Cláudia e Fernando na Semana de Comunicação. André Salles, aluno do quinto período de jornalismo, gostou particularmente de dois assuntos abordados:

– Gostei muito do que eles falaram sobre como lidar com os clientes, e também sobre a importâcia da análise preliminar. Eles mostraram como as coisas que estudamos acontecem na prática, e isso com certeza é de grande valia, concluiu.

Acesse a matéria original clicando aqui.